A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que promete mudar o cenário educacional e turístico em todo o Brasil — e em Alagoas, os impactos podem ser ainda mais significativos. Trata-se do Programa de Turismo Educacional, previsto no Projeto de Lei 2849/24, que visa incentivar visitas de estudantes da rede pública a locais de importância histórica, turística, paisagística e ambiental. O foco será principalmente em escolas de regiões com menor acesso a esses atrativos.
As visitas serão organizadas em parceria com os órgãos responsáveis pela preservação e administração desses espaços, como teatros, bibliotecas, universidades, monumentos históricos e parques ambientais.
Segundo o relator da proposta, deputado Aj Albuquerque (PP-CE), o projeto — de autoria do deputado Pastor Gil (PL-MA) — não apenas promove a educação, mas também impulsiona o turismo como vetor de desenvolvimento cultural e econômico. “As visitas guiadas são um incentivo à participação social e cultural dos nossos jovens, trazendo maior conhecimento das nossas riquezas culturais ao longo do tempo, criando assim um espaço de troca e reflexão ao nosso patrimônio”, afirmou o parlamentar.
Alagoas: um terreno fértil para o turismo pedagógico
Com uma costa deslumbrante, cidades históricas como Marechal Deodoro e Penedo, além de patrimônios culturais riquíssimos, Alagoas desponta como um cenário ideal para colocar o turismo educacional em prática. A iniciativa poderá aproximar milhares de jovens da realidade turística do estado, muitas vezes desconhecida até por seus próprios habitantes.
O impacto vai além do aprendizado. Ao visitar museus, centros culturais, engenhos, reservas ecológicas e outros atrativos turísticos, os estudantes alagoanos ampliam sua visão de mundo e enxergam novas possibilidades de futuro, despertando vocações para áreas como hospitalidade, conservação ambiental, produção cultural e empreendedorismo turístico.
Além dos benefícios educacionais, o projeto tem o potencial de estimular a economia local, gerar emprego e renda e promover a valorização do patrimônio histórico-cultural. Municípios com atrativos pouco explorados podem ser redescobertos sob uma nova ótica, especialmente se incluídos nos roteiros educacionais. A formação de novos guias, monitores e educadores culturais também se torna uma oportunidade real de qualificação e inclusão produtiva para a juventude.
Atualmente, a Lei Geral do Turismo não contempla de forma específica o turismo educacional, o que torna o avanço do projeto ainda mais relevante. Ele será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Senado.
O turismo educacional representa mais do que uma viagem — é um convite à descoberta, à valorização do que é nosso, e à construção de um futuro com mais conhecimento e pertencimento. Para Alagoas, é a chance de transformar sua vocação turística em um verdadeiro motor de desenvolvimento humano e social, partindo das escolas para o mundo.
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