O turismo internacional no Brasil vive um de seus melhores momentos dos últimos anos — e Alagoas tem sido destaque nesse cenário. De acordo com dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, o Brasil recebeu 4.887.229 visitantes estrangeiros apenas nos primeiros cinco meses de 2025, número que representa 70% da meta estipulada para o ano. Com praias paradisíacas e cultura vibrante, Alagoas tem feito sua parte para conquistar esse público e consolidar sua posição como um dos destinos mais desejados do país.
Como parte dessa estratégia, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) tem promovido intensas ações internacionais. No dia 9 de junho, a secretária Bárbara Braga esteve na cidade de La Cumbrecita, na Argentina, em mais uma missão de promoção do Destino Alagoas. Em parceria com a operadora @almundo_ar, foi realizado um jantar especial com cerca de 200 agentes de viagens argentinos, que puderam conhecer melhor os atrativos turísticos alagoanos, além de receberem capacitação sobre o destino.
A ação marcou o início das estratégias de divulgação dos 14 novos voos conquistados em parceria com a operadora @ola.viajes, que irão ligar Córdoba a Maceió a partir de 2026. Durante o evento, também foram comemorados os resultados dos voos charter realizados entre janeiro e abril deste ano, que já demonstraram forte adesão do público estrangeiro.
“O que estamos fazendo é garantir que os agentes de viagens lá fora estejam capacitados e prontos para vender Alagoas como um destino completo, com natureza exuberante, infraestrutura e hospitalidade. O turismo internacional exige planejamento e continuidade, e temos trabalhado com seriedade para posicionar Alagoas no mapa global do turismo”, destacou Bárbara Braga.
A Argentina, junto com Chile, Paraguai e Uruguai, tem sido um dos principais emissores de turistas para o Brasil. Somados, esses países enviaram 3,1 milhões de visitantes ao país, refletindo a força da integração regional e a eficiência das estratégias do Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, o "Plano Brasis", liderado pelo Ministério do Turismo e pela Embratur.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o bom momento: “Estamos colhendo os frutos de uma estratégia bem articulada. O setor de viagens é uma das grandes engrenagens do desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o país em um dos destinos mais competitivos do mundo”.
Já para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o avanço é histórico. “O turismo brasileiro está vivendo um momento sem precedentes. Em 2023, o crescimento foi de 50%, enquanto a média global foi de apenas 3% a 5%. Isso se deve à política externa equilibrada do presidente Lula, ao compromisso ambiental e a um trabalho técnico consistente de atração de voos e promoção de destinos”.
Com base nas projeções, o governo federal acredita que a meta de 6,9 milhões de visitantes internacionais será superada ainda este ano, podendo chegar a mais de 8 milhões até dezembro. E Alagoas, com suas belezas naturais e articulação estratégica, tem tudo para seguir colhendo os frutos desse novo tempo para o turismo nacional.
Mín. 22° Máx. 25°