A recente tragédia envolvendo a brasileira Juliana Marins, de 26 anos, durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, trouxe à tona a importância de cuidados e planejamento no chamado turismo de aventura. Atividades como trilhas, rapel, escaladas e passeios em áreas naturais são encantadoras, mas também exigem responsabilidade, preparo físico e informação.
Alagoas, com sua vasta diversidade de trilhas, cânions, serras e paisagens deslumbrantes no Litoral Norte e na região do Sertão, tem atraído cada vez mais adeptos de experiências em meio à natureza. No entanto, com o crescimento da procura, também aumentam os riscos associados à prática sem orientação adequada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as ocorrências de busca e resgate têm crescido em diversas partes do país, especialmente em regiões de mata fechada e terrenos acidentados. Em Alagoas, locais como a Serra da Barriga (em União dos Palmares), os mirantes espalhados pelo estado e o Parque Municipal de Maceió são opções populares para trilhas ecológicas e todas exigem cuidados específicos.
Dicas para um turismo de aventura seguro:
O Corpo de Bombeiros reforça que prevenir é o melhor caminho para garantir um passeio sem imprevistos. Antes de iniciar uma trilha ou atividade de aventura, os turistas devem:
Alagoas oferece uma beleza natural privilegiada, mas para que o turismo de aventura seja uma experiência inesquecível e segura, a conscientização é essencial. A vida deve estar sempre em primeiro lugar.
Mín. 22° Máx. 25°